Os serviços digitais do Departamento de Trânsito Estadual (Detran-GO) passam a exigir, a partir de terça-feira, uma autenticação com login na plataforma digital do Governo Federal (http://GOV.BR). A medida visa garantir mais segurança e privacidade, além de evitar golpes e fraudes através de sites falsos e maliciosos.

A integração com a plataforma de autenticação do Governo Federal vale tanto para o aplicativo DetranGO ON ou para o Portal Expresso. Com a mudança, o usuário deixa um ‘rastro digital’ que identifica o CPF do cidadão que consultar a placa de um veículo, por exemplo.

De acordo com Detran, somente no mês de outubro foram registradas 55 reclamações de usuários vítimas de sites falsos, por meio de links patrocinados e ofertas de desconto em IPVA atraíram as vítimas.

“A integração dos sites dos governos federal e estadual tornam o portal http://GOV.BR a entrada única para as páginas institucionais, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos, como o Detran-GO”, explica o presidente da autarquia, Delegado Waldir.

Como cadastrar

O cadastro é feito de forma gratuita na plataforma http://GOV.BR pelo computador, notebook ou celular. O acesso será sempre com o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. O usuário pode usar a sua conta gov.br para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.

Para utilizar os serviços do Detran-GO, o cidadão deve ter a conta com nível de segurança Prata ou Ouro. O cadastro pede biometria ou identificação por reconhecimento facial. Além disso, é possível aumentar o nível de confiabilidade da conta através da validação dos seus dados via internet banking.

Leia também:

Prefeitura de Anápolis e Detran-GO realizam leilão de veículos apreendidos

Detran alerta para golpes do Pix em pagamento de IPVA