Detran alerta população sobre sites que estão emitindo boletos falsos

Autarquia identificou domínios não oficiais gerando documentos que direcionam os valores pagos para contas bancárias de terceiros

O Detran-GO emitiu um alerta para um site falso que vem emitindo falsos boletos de pagamento que direcionam o valor pago a uma conta de terceiros. Segundo a autarquia, a Polícia Civil (PC) já foi acionada para identificar os responsáveis e puni-los, mas é preciso que a população fique atenta ao solicitar boletos para pagar seus débitos.

Isto porque a página, que usava o domínio www.detranweb.com, que não pertence ao Detran e é de fora do Brasil, foi bloqueada, mas pode ser reativada com outros IPs. Também foi identificado o domínio falso www.detranonline.com. O site verdadeiro do Detran é o www.detran.go.gov.br e boletos emitidos em qualquer outro endereço não são de responsabilidade do departamento.

Ainda de acordo com o Detran, o golpe vem fazendo vítimas principalmente porque, ao pesquisar “Detran-GO, IPVA ou Licenciamento”, esses sites falsos são os primeiros resultados a aparecer. Ao acessar o endereço, o contribuinte segue passos semelhantes aos que faria no Detran e, por isso, nem sempre confere os dados do boleto.

Importante ressaltar que apenas dois tipos de documentos são emitidos pelo Detran-GO: o Documento Único de Cobrança (DUA) e o Boleto, que é entregue na residência do proprietário ou pode ser retirado em uma unidade Vapt Vupt e no site. O banco também é um só: Caixa Econômica Federal. Caso o boleto seja de outra instituição financeira, é falso.

Confira imagens de um boleto verdadeiro e dos boletos falsos:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.