Matéria já havia sido aprovada em primeira votação nesta quarta-feira, na Câmara de Goiânia

A desobrigação do uso das máscaras em Goiânia estará em mais uma votação nesta quinta-feira, 17, às oito horas da manhã. Desta vez, o tema será tratado durante a sessão extraordinária da Comissão de Saúde da Câmara, onde projeto também deve ser aprovado. A convocação foi realizada pelo vereador Mauro Rubem (PT), também presidente da comissão. A matéria que revoga a Lei nº 10.545/2020 foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e em primeira votação no plenário, na manhã desta quarta-feira, 16. A expectativa é que a 2ª votação em plenário também ocorra nesta quinta.

Após debates e dúvidas sobre a continuidade da medida em locais fechados, a base do prefeito afirma que ele deve baixar um decreto estabelecendo novas regras nesse caso. Ao Jornal Opção, o vereador Mauro Rubem disse que é favorável as orientações cientificas, que confirmaram a segurança em liberar o uso das máscaras em locais abertos. Para ele, a medida deve prever a permanecia uso da medida de contenção do vírus da Covid-19 em locais que tenham aglomeração, como estádios de futebol, além de lugares fechados.

O vereador destaca também que, a partir da liberação, a Prefeitura precisa intensificar a campanha de vacinação e monitoramento dos casos positivos na capital. Na Câmara, já tramitava um projeto com o mesmo teor, proposto no fim de 2021 pela vereadora Gabriela Rodart (DC). Porém, apesar de ter ido para a votação na CCJR, a matéria da parlamentar foi arquivada para que a do Paço pudesse ter prosseguimento.