Deslizamento de terra na Indonésia provoca pelo menos 17 mortes

De acordo com balanço, aproximadamente 100 pessoas estão desaparecidas

Equipes de socorro buscam desaparecidos após deslizamentoDivulgação/Himawan Listya Nugraha/Agência Lusa/Direitos Reservados

Equipes de socorro buscam desaparecidos após deslizamento Foto: Divulgação/Himawan Listya Nugraha/Agência Lusa/Direitos Reservados

Pelo menos 17 pessoas morreram após o deslizamento de terras provocado pelas chuvas torrenciais que atingem a Ilha de Java, anunciaram neste sábado (13/12) as autoridades locais. Segundo o balanço, quase 100 pessoas estão desaparecidas.

Dezenas de casas terem ficado soterradas na noite de sexta-feira na localidade de Jemblung, no centro da ilha de Java. Centenas de socorristas tentam encontrar sobreviventes na lama que cobriu a maioria das casas em Jemblung.

“A equipe de socorristas já encontrou 17 corpos”, disse o porta-voz da equipe de emergência, Sutopo Purwo Nugroho. Segundo ele, 11 pessoas estão gravemente feridas e 91 continuam desaparecidas. A operação de salvamento mobiliza 200 socorristas e 500 voluntários.

A chuva dificulta os trabalhos de resgate, que ocorrem com lentidão, porque o terreno continua instável. O sinal telefónico na área está com problemas, dificultando os trabalhos. Equipamento pesado de escavação foi levado para a área para ajudar no trabalho de resgate.

Testemunhas disseram ter ouvido um enorme estrondo no momento do deslizamento de terra. “Corri com a minha filha para um terreno mais elevado e chorei porque ouvia pessoas, lá em baixo, gritando por socorro”, relatou Bini, cujo marido e um filho de 14 anos continuam desaparecidos.

As autoridades temem novos deslizamentos de terras com a intensificação da chuva prevista para hoje. “Rezamos para que sejam encontrados mais sobreviventes”, disse o chefe da equipe de resgate, Agus Haryono.

Os deslizamentos de térreas e as cheias são comuns na Indonésia durante a época das chuvas. Estima-se que metade dos 250 milhões de habitantes do país vive em áreas que podem ser afetadas por deslizamentos de terras. O vasto arquipélago da indonésia é também uma zona frequentemente atingida por terremotos e erupções vulcânicas.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.