O desfile cívico-militar de 7 de setembro, marcado para o próximo domingo, terá como tema central “Brasil Soberano”. O evento começará às 9h, na Esplanada dos Ministérios, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades. A segurança ficará a cargo de mais de 2 mil agentes.

A programação destaca a soberania nacional por meio de três eixos temáticos. Dois deles, intitulados Brasil dos Brasileiros e Brasil do Futuro, reforçam a valorização da população e os projetos para o desenvolvimento do país. O terceiro eixo abordará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro, e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para compor a segurança do evento, foram destacados mais de dois mil agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), com membros do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) para oferecer suporte técnico e operacional. Entre os itens classificados como restritos ao evento estão os capacetes automobilísticos, que, segundo o secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, podem ser usados como uma arma branca.  

Além disso, a equipe do GSI pode ficar atenta a populares que portarem adereços com símbolos de discurso de ódio, racismo e imagens que possam incitar uma confusão na área das arquibancadas. 

Para manter a segurança dos presentes, as manifestações políticas devem acontecer em locais distintos, com apoiadores bolsonaristas nas proximidades da Torre de TV e apoiadores de Lula no Conic da Rodoviária do Plano Piloto.

Leia também: Caiado recebe honraria da Polícia Militar de Mato Grosso

Justiça anula reintegração de posse do Acampamento Dom Tomás Balduíno a pedido do MPGO