Desemprego no Brasil supera número de ocupados

De acordo com IBGE, desempregados já somam 87,6 milhões de brasileiros, enquanto ocupados chegam a 85,9 milhões

Foto: Reprodução

O total de ocupados no Brasil despencou para 85,9 milhões. Já a soma dos desempregados totalizam 87,6 milhões. Ou seja, os desempregados já superam o número de ocupados no Brasil. O recorde também inclui a soma dos desalentados, aqueles que desistiram de procurar por emprego, que teve alta de 15,3% no último trimestre, somando 5,4 milhões de brasileiros.


Em apenas três meses, a taxa de ocupação no Brasil encolheu 8,3%. Com isso, 7,8 milhões de pessoas saíram do mercado de trabalho. Essa é a primeira vez, desde o início da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, que o índice atinge níveis tão baixos. Entre as pessoas com idade para trabalhar, menos da metade estão ocupadas. Um total de 49,5% no trimestre encerrado em maio.

Empregados com carteira assinada tiveram chegaram a 31,1 milhões, um recuo de 7,5% (2,5 milhões de pessoas) no último trimestre em comparação com o trimestre anterior. Os trabalhadores sem carteira assinada totalizaram 9,2 milhões de pessoas, uma redução de 20,8% (2,4 milhões de pessoas) quando o último trimestre é comparado ao anterior. Já quem trabalha por conta própria teve redução para 22,4%; trabalhadores domésticos caíram 18,9%; empregadores recuaram em 8,5% e a população subutilizada chegou ao recorde de 30,4 milhões de pessoas.

A informalidade também caiu. De 40,6% para 37,6%. De acordo com Adriana Beringuy, analista de pesquisa do IBGE, o recuo não é positivo. “Numericamente nós temos uma queda da informalidade, mas isso não necessariamente é um bom sinal. Significa que essas pessoas estão perdendo ocupação e não estão se inserindo em outro emprego. Estão ficando fora da força de trabalho”, avaliou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.