Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan identificaram uma nova cepa de coronavírus, denominada HKU5-CoV-2, que tem potencial para infectar seres humanos. O vírus foi encontrado em morcegos e apresenta semelhanças surpreendentes com o Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19, segundo um estudo publicado na revista científica Cell.

O HKU5-CoV-2 pertence à família dos merbecovírus, já detectados em visons e pangolins – sendo este último apontado como um possível intermediário da Covid-19 entre morcegos e humanos.

Os cientistas descobriram que o HKU5-CoV-2 usa o receptor ACE2 para entrar nas células humanas, o mesmo mecanismo do Sars-CoV-2. A análise foi realizada com a tecnologia Cryo-EM, um microscópio eletrônico de alta precisão.

Além disso, o vírus conseguiu infectar culturas de células humanas em modelos de órgãos miniaturizados, aumentando a preocupação sobre sua capacidade de transmissão.

O estudo alerta que merbecovírus de morcegos possuem alto risco de transmissão para humanos, seja diretamente ou por meio de hospedeiros intermediários. No entanto, os pesquisadores destacam que o potencial de disseminação do HKU5-CoV-2 em humanos ainda precisa ser investigado.

Leia também: