O tema da redação do Enem 2024 surpreendeu ao propor uma reflexão sobre os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Com essa proposta, o Exame Nacional do Ensino Médio convida os estudantes a discutirem a importância e os desafios de reconhecer e valorizar a influência africana na cultura, religião, história e sociedade brasileiras.

Este tema oferece a oportunidade de abordar questões profundas como o racismo estrutural, o legado escravocrata e a preservação das tradições culturais africanas.

Ao G1, para Daniela Toffoli, do Curso Anglo, o tema reflete a tradição do Enem de escolher propostas de redação pouco óbvias e que exigem uma análise crítica e contextualizada. “Nunca é aquilo que está muito na mídia”, observa Toffoli, destacando que a escolha do tema reforça a característica do Enem de buscar reflexões mais profundas e não tão previsíveis.

Felipe Rico, assessor pedagógico da plataforma Redação Nota 1000, acredita que, apesar de inesperado para alguns, o tema não deve surpreender quem se preparou com antecedência. Rico destaca que a frase temática é ampla, permitindo aos candidatos explorarem aspectos como religião, cultura, e o impacto histórico da escravidão no Brasil.

Danielle Capriolli, coordenadora de língua portuguesa da Escola Bilíngue Pueri Domus, enfatiza que o tema é relevante e oportuno, proporcionando um momento de reflexão importante sobre a contribuição africana para a identidade brasileira.

Neste domingo, 3, mais de 4,3 milhões de candidatos começam o Enem 2024 em mais de 10 mil locais de aplicação pelo Brasil. No primeiro dia, além da redação, os participantes enfrentarão 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas.

A segunda etapa, com questões de matemática e ciências da natureza, ocorrerá no próximo domingo, dia 10 de novembro. O Enem é uma das principais vias de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo que os candidatos concorram a vagas em universidades públicas e privadas em todo o país.

Com mais de quatro milhões de inscrições confirmadas, a edição de 2024 destaca-se como uma das mais concorridas e abrangentes dos últimos anos. Conheça os temas das redações do Enem dos últimos anos:

  • 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
  • 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
  • 2021: “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” (versão impressa) e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil” (versão digital)
  • 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
  • 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
  • 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
  • 2015: “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
  • 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”

Leia também: