Deputados federais são empossados para a 55ª legislatura

No total, 510 parlamentares vão exercer mandato entre 2015 e 2019. Eleição da mesa diretora da Casa está agendada para as 18h de hoje

camara dos deputados

Parlamentares tomaram posse na manhã deste domingo | foto: Câmara dos Deputados

Os deputados federais goianos eleitos e reeleitos nas últimas eleições tomaram posse para a 55ª legislatura na Câmara dos Deputados na manhã deste domingo (1º/2), em Brasília. Entre eles, oito são novatos na Casa. O delegado Waldir Soares (PSDB) conquistou o seu primeiro mandato e teve a maior votação em outubro passado, com 274.625 votos.

Além dele, formam o novo quadro Daniel Vilela (PMDB), os tucanos Giuseppe Vecci, Célio Silveira, Alexandre Baldy, Fábio Sousa e Marcos Abrão (PPS) e Lucas Vergílio (SD). Foram reeleitos

Nacional

Em todo o País, 510 parlamentares federais foram eleitos e cumprem mandato até 2019. Coube ao parlamentar mais velho entre os que possuem maior número de mandatos, o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), a tarefa de presidir a sessão preparatória de posse. Isso porque o último presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não concorreu à reeleição.

“Vamos continuar exercendo nossa vida pública com a luminosidade dessas expressões e de outras que não citei. Que nos orientemos pelos princípios da nossa Constituição, especialmente a impessoalidade, a transparência e a moralidade. Sejam bem-vindos”, afirmou o carioca.

Em seguida, ele dividiu com outros parlamentares da Mesa Diretora o dever de chamar o nome dos eleitos e de tomar deles o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Um a um, os parlamentares presentes ratificaram o compromisso dizendo “assim o prometo”.

Antes de suspender a sessão, Teixeira pediu aos deputados recém-empossados para registrarem presença por meio do sistema eletrônico, destacando que o registro já valerá para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, que ocorrerá ainda hoje, às 18 horas.

Entre os que tomaram posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez. A grande maioria dos eleitos é homem (462), possui ensino superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos (187). Há predomínio de brancos (80,1%), com 15,8% de pardos e apenas 4,1% de negros. As mulheres representam 10% da Casa – 51 deputadas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.