Deputados avaliam como deverá ser o mandato do novo governador na Assembleia
08 outubro 2018 às 17h41

COMPARTILHAR
Cerca de 23 dos 41 parlamentares podem se tornar oposição de Ronaldo Caiado em 2019

Com os 41 deputados estaduais eleitos neste domingo (7), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a partir de 2019, recebe 21 parlamentares novos e 20 que reassumem o posto. Com a mudança, é possível que 23 cadeiras se tornem oposição do governador Ronaldo Caiado (DEM), também eleito em primeiro turno em Goiás.
Com a análise de que a maioria dos deputados pode se tornar oposição do governo, o Jornal Opção conversou com outros deputados sobre a composição da Casa de leis a partir do próximo ano.
Deputado em outros dois mandatos, Tião Caroço (PSDB) retorna à Assembleia no ano que vem e falou à reportagem que pretende bancar uma oposição “respeitosa”. “Na época em que fui parlamentar, eu era oposição a Maguito, e acredito que desta vez será igual, vamos cobrar tudo que precisar ser cobrado e ajudar o Estado a crescer”, disse.
Avaliando a dificuldade de Caiado em montar uma base aliada forte em 2019, Tião revelou que ainda é cedo, e que não consegue enxergar, agora, se o novo governador terá obstáculos ou não. Resposta parecida também deu o vereador eleito deputado Alysson Lima (PRB).
Segundo Alysson, o partido ainda não se reuniu para tratar da oposição ou não, mas avalia que o trabalho dele no Legislativo deve continuar sendo o de “fiscalização”. “Terei esse perfil na assembleia, ajudando a propor e aprovar projetos relevantes pra sociedade”, declarou.
O parlamentar também faz um prognóstico sobre a relação de Caiado e da Alego em 2019. “Acho que é cedo prever essa equação. Acredito que o próprio governador pode tentar aumentar sua base conversando com os novos deputados eleitos, talvez”, explicou ele lembrando que o mais importante é que a população precisa ver uma Assembleia mais atuante na próxima gestão.
Confira a lista dos deputados cotados para integrar oposição a Caiado em 2019:
- Diego Sorgatto (PSDB) – REELEITO
- Paulo Cezar Martins (MDB) – REELEITO
- Delegada Adriana Accorsi (PT) – REELEITA
- Helio de Sousa (PSDB) – REELEITO
- Lissauer Vieira (PSB) – REELEITO
- Antônio Gomide (PT) – NOVO
- Talles Barreto (PSDB) – REELEITO
- Lêda Borges (PSDB) – REELEITA
- Bruno Peixoto (MDB) – REELEITO
- Humberto Aidar (MDB) – REELEITO
- Tião Caroço (PSDB) – NOVO
- Alysson Lima (PRB) – NOVO
- Virmondes Cruvinel (PPS) – REELEITO
- Wilde Cambão (PSD) – NOVO
- Gustavo Sebba (PSDB) – REELEITO
- Lucas Calil (PSD) – REELEITO
- Delegado Eduardo Prado (PV) – NOVO
- Henrique Arantes (PTB) – REELEITO
- Amilton Filho (SD) – NOVO
- Thiago Albernaz (SD) – NOVO
- Wagner Neto (Patriota) – NOVO
- Coronel Adailton (PP) – NOVO
- Jeferson Rodrigues (PRB) – REELEITO