Projeto de autoria do deputado Bruno Peixoto foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e encaminhado para Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (MDB) quer homenagear o ex-governador Iris Rezende Machado (MDB) por meio de dois Projetos de Lei (PL). Um deles acrescenta o nome de Iris ao Palácio das Esmeraldas. O outro, renomeia o trecho da GO-020 entre a cidade de Goiânia e a cidade de Cristianópolis – cidade onde o ex-prefeito de Goiânia nasceu. Ambas matérias também são assinadas pelo presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB).

As proposituras foram protocoladas uma semana após a morte do emedebista, que aconteceu no dia 9 de novembro em função de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A inclusão da homenagem a Iris no Palácio das Esmeraldas, no entanto, está mais avançada. O texto recebeu parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e foi encaminhado na última quinta-feira, 03, para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte. “O projeto já tem um parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O que queremos é inserirmos à exemplo de outros palácios. Estamos inserindo Palácio das Esmeraldas Iris Rezende Machado, sem prejuízo a nenhum outro nome em memória”, diz o correligionário e autor da matéria Bruno Peixoto.   

A alteração do nome da GO-020 segue em tramitação na Casa e conta com uma emenda do deputado Wilde Cambão (PROS). A tendência é de aprovação.  

[relacionadas artigo=”374843″]

As tentativas de homenagear o ex-líder emedebista também incluem uma proposta no Congresso Nacional de alteração do nome do Aeroporto Santa Genoveva para Aeroporto Iris Rezende; e três na Câmara Municipal de Goiânia: as mudanças dos nomes do Parque Mutirama, já aprovada; da Avenida Anhanguera e da Avenida Castelo Branco, que foram vetados pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A família de Iris, no entanto, defende as homenagens porque ele, segundo a família, foi o político que mais dedicou a vida à Goiás.