Deputado vota pela rejeição do relatório sobre alteração no Orçamento Impositivo
09 abril 2019 às 14h39

COMPARTILHAR
Álvaro Guimarães, relator da emenda, havia apresentado relatório pela desaprovação da proposta de aumento da alíquota para 1,2%

O deputado estadual Henrique Arantes (PTB) apresentou, na tarde desta terça-feira, 9, um voto em separado na emenda do Orçamento Impositivo. O petebista pede a rejeição do relatório de Álvaro Guimarães (DEM) sobre a matéria.
Como se sabe, o democrata, que é relator da emenda, havia apresentado relatório pela desaprovação da proposta. A emenda de Talles Barreto (PSDB) sugere que o Orçamento Impositivo volte a ser de 1,2% em 2019 e não de 0,5% com escalonamento anual, como é atualmente.
Ocorre que essa matéria tem sido o divisor de águas na Alego, definindo, de vez, quem é base e oposição. Assim, parlamentares da base não concordam com a proposta de Talles, porque apontam que o Governo não terá condições de cumprir com a alíquota de 1,2%.
A oposição, por sua vez, reivindica o retorno. Em 2018 a decisão pelo escalonamento foi articulada pelo atual líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), após vitória de Ronaldo Caiado (DEM) na eleição para governador. Inicialmente ele sugeriu a prorrogação do Orçamento Impositivo, mas a solução razoável encontrada foi a redução da alíquota em 2019, que deve avançar ano a ano até chegar a 0,8% em 2022.
Peixoto, por outro lado, pediu vistas da matéria com o relatório de Álvaro nesta terça, 9.