Deputado quer identificação biométrica em estádios de futebol de Goiás
29 agosto 2017 às 14h51

COMPARTILHAR
Projeto de lei de autoria do petista Luis Cesar Bueno pretende reforçar segurança durante os jogos

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei n°3158/17, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT), que trata sobre a utilização de sistema de identificação biométrica nas entradas e de sistema de monitoramento por imagem em toda a área de uso comum de estádios, nos dias de jogo de futebol, no âmbito do Estado de Goiás.
De acordo com o parlamentar, o Brasil lidera a lista de violência entre torcedores, seguido por Argentina e Itália. O petista ressalta que essa realidade violenta, as mortes ligadas ao futebol e as brigas estão invariavelmente relacionadas às torcidas organizadas.
“O governo vem trabalhando para reduzir o índice de violência dentro e fora dos estádios, mas é preciso que sejam adotadas ações para evitar confronto entre as torcidas”, destaca.
Bueno lembra que, somente entre os anos de 2013 e 2015, o país registrou 53 mortes em brigas de torcidas. Segundo ele, ações e projetos multidisciplinares devem ser implementados num plano estratégico de combate à violência nos estádios.
O parlamentar avalia que, de uma forma geral, a violência no futebol é resultado da ineficácia dos planos de ação do estatuto do torcedor, que não estabelece medidas de segurança, com procedimentos operacionais e conscientização de torcedores. “É fundamental educar as torcidas para que consigam conviver com respeito e tolerância”, finaliza. (Da Alego)