Deputado promove encontro entre representantes de cidades goianas e ministro da Saúde

Representantes de 70 municípios participaram da reunião para sanar dúvidas sobre saúde publica e transição administrativa em 2017

Encontro foi promovido pelo deputado goiano Roberto Balestra | Divulgação

Encontro foi promovido pelo deputado goiano Roberto Balestra | Divulgação

Por intermédio do deputado federal Roberto Balestra (PP), prefeitos eleitos no pleito de 2016, junto a secretários de Saúde, vereadores e vice-prefeitos de 70 cidades goianas se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, na manhã desta quinta-feira (17), em Brasília, na sede do ministério.

Com o intuito de sanar dúvidas em relação à saúde pública, técnicos da pasta abriram espaço aos representantes dos municípios e forneceram dicas para facilitar a transição da administração pública das cidades a partir de 2017.

Na ocasião, o deputado pepista destacou que as cidades goianas precisam de infraestrutura para oferecer atendimento de qualidade aos cidadãos e elogiou a nova gestão que vem sendo empregada pelo ministro recém-empossado. “Esse novo ministro tem grande experiência com gestão. Hoje a falta de uma boa administração é o que mais traz problemas para a administração pública. Ele já estava conseguindo economizar recursos para investir ainda mais na Saúde”, elogiou.

O ministro Ricardo Barros reconheceu que tem tentado constituir uma nova forma de gestão e falou sobre a forma administrativa que o ministério tem adotado. “Todos os nossos pagamentos são feitos em dia para que os municípios tenham capacidade de cumprir seus compromissos”, destacou.

Barros agradeceu o trabalho que Balestra vem fazendo junto às cidades e pediu aos futuros administradores que “botem o pé no freio” no que diz respeitos aos gastos públicos. “A arrecadação tende a continuar caindo e os municípios estão avançando nos gastos sem dialogar conosco”, informou.

O prefeito eleito de Inhumas, Abelardo Vaz (PP), esteve presente na reunião e agradeceu o deputado Balestra pela oportunidade da audiência. “Estou entrando no meu terceiro mandato e sempre tenho sido representado, aqui, em Brasília, pelo deputado Balestra“, disse. Abelardo lembra, ainda, da importância da aproximação das gestões municipais com os ministérios ao afirmar que quem ganha é sempre o município. “Essa audiência não é só para captarmos recursos junto ao ministério, mas, também, para termos uma gestão em conjunto com a assessoria técnica da pasta e, assim, caminharmos juntos na gerência dos recursos de forma eficiente e legal”, completou.

Durante o encontro, um dos técnicos responsáveis do ministério alertou os novos prefeitos e aqueles que foram reeleitos acerca dos prontuários eletrônicos, um novo sistema de dados que está sendo implantado nas unidades goianas. “Os prefeitos tem até o fim do ano para se adequarem a ele. Aqueles que não o fizerem dentro do prazo estipulado ou não justificarem a não adequação vão ter recursos cortados pelo ministério. É importante que vocês fiquem atentos a esse momento de transição também da administração dos municípios.”

A secretária de Atenção à Saúde da pasta, Cleusa Rodrigues, orientou os novos gestores sobre ações de saúde nas cidades. “É importante que vocês participem dela”, aconselhou. Ela reiterou ainda a necessidade de os municípios terem o Fundo Municipal de Saúde, a fim de evitar desgastes futuros. “Aquelas cidades que não tiverem instituído o Fundo instituído também terão recursos da saúde cortados. É fundamental que vocês fiquem de olho nisso. Tem uma lei que cuida dessa questão.”

Esta é a segunda audiência pública realizada por Balestra, com o ministro, no segundo semestre de 2016. No mês de agosto deste ano, o parlamentar já havia promovido um encontro entre Ricardo Barros e prefeitos, vereadores, secretários de saúde e pré-candidatos a prefeito de vários municípios.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.