Deputado Paulo Trabalho denuncia lançamento de esgoto em córrego de Posse e Saneago diz que água não está contaminada

Após publicação em perfil de deputado estadual, Saneago afirma que a água de extravasamento não estava contaminada e que o problema é pontual e está sendo resolvido

Deputado denuncia vazamento de esgoto em córrego de Posse | Foto: Reprodução / Instagram

Em publicação em seu perfil no Instagram, o deputado estadual Paulo Trabalho (PSL) denunciou, na última quinta-feira, 20, suposto lançamento pela Saneago de esgoto diretamente sem tratamento no córrego Passagem, em Posse. No vídeo, ele conta que recebeu a denúncia por meio do vereador Fabrício, do município.

Na gravação, o parlamentar diz que a água com esgoto sem tratamento chega a muitas famílias e é ingerida por pessoas e animais. “Encontra no Rio Prata que deságua no Paraná”, afirma. “O que a população denuncia, nós temos o papel de fiscalizar”, diz.

“A água deveria estar cristalina e ser devolvida para a natureza, mas não é isso que estamos vendo aqui”, falou. “Podemos estar constatando um crime ambiental […] O mau cheiro é terrível e demonstra que não está adequado o tratamento”, falou na rede social, enquanto demonstrava a situação com imagens.

Ao Jornal Opção, a Saneago enviou a seguinte nota em resposta ao vídeo do parlamentar:


A Saneago informa que concluiu, no último dia 13, manutenção na Estação Elevatória de Esgoto de Posse, cessando o extravasamento. A Companhia explica ainda que o extravasamento foi pontual.

A respeito da Estação de Tratamento de Esgoto, a Companhia está executando manutenção com o objetivo de corrigir questões estruturais. Já foram realizadas limpeza e recuperação interna dos dois reatores anaeróbios existentes e, no momento, está em execução a drenagem da lagoa facultativa, para posterior limpeza e recuperação. O efluente drenado desta lagoa é o esgoto que foi tratado na ETE e sua cor esverdeada indica boas condições de operação do sistema.

Confira o vídeo da denúncia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.