A Lei nº17.719/12 prevê o desenvolvimento de programas que visam o controle reprodutivo de cães e gatos e medidas protecionistas no que se refere aos maus tratos e abandonos de animais

timthumb.php

Na última quarta-feira (25/6) foi realizada na Assembleia Legislativa de Goiás reunião ampliada para discutir a respeito do abandono e  a redução populacional de animais. A iniciativa da reunião foi do deputado Mauro Rubem (PT), em parceria com o presidente da Associação pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais (ARPA Brasil), Alexander Noronha.

Estiveram presentes na reunião entidades representativas pelo direito à vida animal, veterinários, proprietários de clínicas veterinárias e centros de Zoonoses além de parlamentares que discutiram mecanismos que possam minimizar maus tratos e abandonos de cães e gatos, sobretudo em pet shops e clínicas.

Mauro Rubem apresentou a lei nº17.719/12, de sua autoria, à comunidade. A lei obriga o governo estadual a desenvolver programas de controle reprodutivo e promover medidas de proteção dos animais, tais como registro, esterilização cirúrgica e adoção de animais domésticos e visem medidas protecionistas no que se refere aos maus tratos e abandonos por seus respectivos donos não só nas ruas como em pet shops e clínicas veterinárias.

“Esta Lei é importante para toda a comunidade e, principalmente, o poder público e entidades protetoras dos animais, tendo em vista a grande série de atos violentos e de intolerância cometidos por uma parcela da sociedade que possui animais em seus locais de moradia e afins”, assegurou Mauro Rubem.