Com a proximidade das eleições de 2026, as articulações políticas se intensificam. Nos bastidores, interlocutores do Avante e do PT têm sinalizado uma aproximação no âmbito nacional.

O deputado estadual Gugu Nader (Avante-GO) afirmou ao Jornal Opção que o fato fez com que negociações em Goiás fossem travadas. Havia a expectativa, por exemplo, do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB-GO), liderasse uma chapa pelo Avante em 2026.

Com a possível aproximação do Avante com o PT, as conversas foram interrompidas. O próprio deputado Gugu Nader está perto de voltar para o Agir, partido pelo qual foi eleito em 2022.

“Eu estou conversando com alguns partidos. Eu tinha a ideia de ficar no Avante, mas com a recuada do Bruno [Peixoto], eu também recuo. Tenho até abril para decidir onde vou”, afirmou Nader, destacando o alinhamento nacional do Avante com o PT como um fator determinante em sua decisão.

Nos bastidores, a aproximação do Avante ao PT em nível nacional é considerada uma “alta probabilidade” e tem influenciado articulações políticas. “Eu estou conversando com o Agir. Está bem avançada, 80%, eu já estou bem alinhado com eles. Estou conversando com o Bruno, mas estou bem alinhado com o Fernando [Meirelles, presidente do Agir em Goiás]”, disse Nader.

Leia também: