O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira, 15, que o município vai ganhar uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo 3, a mais completa entre as categorias existentes no sistema de saúde pública. O investimento será viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de R$ 8,5 milhões destinada pelo deputado federal Ismael Alexandrino (PSD).

Segundo Mabel, a nova estrutura será construída para substituir uma das unidades antigas da capital, modernizando o atendimento emergencial e garantindo mais qualidade aos pacientes. “O deputado Ismael Alexandrino acaba de dar para Goiânia uma emenda para o ano que vem, para uma UPA Tipo 3, a maior que tem, de R$ 8,5 milhões. Vamos construir uma UPA novinha para substituir essas UPAs cansadas que nós temos aí. O nosso povo merece”, afirmou o prefeito.

Mabel agradeceu ao parlamentar pelo apoio e destacou o histórico de atuação de Alexandrino na área da saúde. “O senhor, que foi secretário de Saúde, sabe das nossas necessidades. A saúde de Goiânia agradece, e a população também”, completou.

O deputado federal Ismael Alexandrino, por sua vez, reforçou o compromisso de seu mandato com a melhoria do sistema público de saúde em Goiás e com a capital. “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. E o senhor, como homem público responsável, que está colocando Goiânia nos trilhos, nos fez esse pedido, e eu, que quero deixar um legado na área da saúde, faço questão de destinar essa emenda”, afirmou o parlamentar.

A UPA Tipo 3 é o modelo mais robusto de pronto atendimento, com capacidade para atender até 450 pacientes por dia e estrutura que inclui consultórios, salas de emergência, observação adulta e pediátrica, laboratório e raio-X.

“Agora, no mês de outubro, destinamos essa emenda para ser paga no próximo ano, já para iniciar a obra. Que Deus possa abençoar e muitas pessoas sejam salvas nessa UPA”, completou Alexandrino.

Leia também

“Se não for na Justiça, a criança morre”: pais relatam abandono em UPA de Goiânia