A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (20) o deputado estadual José Riva (PSD), um dos alvos da operação deflagrada no início dessa manhã em Mato Grosso. Segundo a assessoria do parlamentar, Riva foi detido em sua casa, onde os policiais também apreenderam documentos. As suspeitas recaem sobre desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. Um ex-secretário da Copa também foi detido.

Como a operação corre em segredo de Justiça, nem a PF, nem o Ministério Público Federal (MPF) se pronunciaram até o início da tarde de hoje. Além da prisão de Riva (que responde a mais de 100 processos na Justiça), foi confirmada a apreensão de documentos na casa do governador Silval Barbosa (PMDB), na Assembleia Legislativa, na prefeitura de Cuiabá e no gabinete do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o ex-deputado estadual Sérgio Ricardo Almeida.

De acordo com a assessoria de José Riva, o motivo da prisão do parlamentar ainda está sendo apurado, enquanto os advogados do deputado tentam obter sua soltura.

A a assessoria da PF e do MPF informaram que não podem fornecer detalhes sobre a operação porque o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou segredo de Justiça. A assessoria do STF, no entanto, informou não saber nada sobre a operação.

*Com informações da Agência Brasil