Deputado do União Brasil acusa Lira de “traição” a Elmar Nascimento na disputa pela presidência da Câmara
11 setembro 2024 às 15h54
COMPARTILHAR
O deputado Alexandre Leite (União Brasil-SP) expressou publicamente, durante sessão no Conselho de Ética da Câmara, o sentimento de traição que circula entre os parlamentares do União Brasil em relação ao presidente da Casa, Arthur Lira (pP-AL). Segundo Leite, Lira teria “traiu” Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, que até recentemente era considerado o favorito para a sucessão da presidência.
“Não há ninguém que esteja mais descontente com o presidente Arthur Lira do que eu e o deputado Leur. O presidente Arthur Lira traiu o deputado Elmar [Nascimento, União-BA]. Ele traiu o nosso Líder, o deputado Elmar, colega de estado do deputado Paulo Magalhães. Não há ninguém mais descontente com o deputado Arthur Lira do que nós. Então, não há ninguém coadunado com o presidente Arthur Lira para querer uma condenação prévia”, disse Leite ao apoiar a continuidade do processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
Elmar Nascimento, que liderava as apostas para substituir Lira, enfrentou um revés após o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, retirar sua candidatura e apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB), atual líder do partido. Esse movimento enfraqueceu o apoio de Lira a Elmar, embora o presidente da Câmara ainda não tenha feito uma declaração oficial.
Mesmo diante das adversidades, Elmar mantém sua candidatura com o apoio da bancada do União Brasil e busca o respaldo do governo. Ele deve se reunir com o presidente Lula (PT) para fortalecer sua posição.
Em um movimento de insatisfação com Lira e de alinhamento ao governo, parlamentares do União Brasil esvaziaram a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira, 10, dificultando a votação do PL da Anistia, uma pauta relevante para a direita e apoiada por Lira.
Hugo Motta, por sua vez, já recebeu apoio de partidos como PL e pP, que também eram alvo de Elmar. Motta tem se reunido com líderes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto partidos menores, como PDT, PSDB, PRD e Solidariedade, mantêm seu apoio a Elmar.
Ambos, Elmar e Motta, têm proximidade com Arthur Lira. No entanto, interlocutores indicam que o presidente da Câmara tem demonstrado maior inclinação a apoiar Hugo Motta, devido a sua capacidade de agregar tanto o governo quanto a oposição.
Lira tenta costurar um acordo para que Elmar retire sua candidatura, mas o líder do União Brasil ainda resiste. A avaliação é que Elmar está sendo visto como um nome desfavorável ao governo, o que dificulta sua aceitação como consenso dentro da Câmara, enquanto Hugo Motta é considerado mais conciliador e apto a agradar a diferentes setores políticos.
Leia também: