Deputado apresenta projeto para alterar o nome de Aparecida de Goiânia para “Aparecida”

O projeto é do deputado Paulo Cezar Martins (PL) que tenta, pela segunda vez, alterar o nome da cidade; em 2016 ele também apresentou um projeto para alterar o nome para Aparecida de Goiás 

Pela segunda vez, o deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) tenta alterar o nome de Aparecida de Goiânia. O parlamentar apresentou nesta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de Lei para alterar o topônimo do município da cidade para apenas “Aparecida”. Em 2016, o político tentou, sem êxito, alterar o nome para “Aparecida de Goiás”. O projeto, no entanto, foi arquivado em 2019, por causa do final de mandato.  

Nesta segunda tentativa, de acordo com o parlamentar, o texto foi apresentado com o pedido de que seja feito um plebiscito para a população avalizar o projeto antes de virar lei no Estado. O seu intuito é alterar o nome somente para Aparecida, suprimindo Goiânia. Por consequência, o autor acredita que a cidade será lembrada como Aparecida do Estado de Goiás, mas isso só será aprovado se houver legitimação da população aparecidense. 

Segundo o autor, o projeto era uma ambição do ex-prefeito de Aparecida, ex-governador e ex-senador Maguito Vilela, que faleceu em decorrência de complicações da Covid-19 e, segundo o liberal, havia solicitado a alteração a ele antes de falecer. Maguito foi um dos principais responsáveis pelo crescimento da cidade da Região Metropolitana de Goiânia, mas que cresceu e se desenvolveu após a gestão vilelista e fizeram o aparecidense ter orgulho de morar no município.

“Era uma cidade dormitório, não tinha perspectiva, mas um sonhador como o nosso saudoso Maguito Vilela, que foi para lá e, além de conhecer toda a estrutura governamental e legislativa, viabilizou todos os projetos para fazer tudo aquilo que era importante para aquela cidade. Os moradores têm muito orgulho da cidade que se estabeleceu como a segunda cidade de Goiás, com segurança, emprego, empresas. É uma cidade que tem dado muito orgulho para a população”, comentou o parlamentar. 

Ele ainda lembra que os moradores tinham vergonha de dizer que moravam em Aparecida de Goiânia, “não que não diziam que moravam em Aparecida, diziam, sim, que moravam em Goiânia”. “É uma proposta que apresento com muita tranquilidade. Foram procurados moradores e todos eles aprovaram a nossa proposta, por isso solicito que a Casa dê um momento de seriedade ao projeto para que seja feito um plebiscito na cidade”, acrescentou o autor.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.