Deputado apresenta projeto de conservação da malha ferroviária de Goiás

PL apresentado por Humberto Aidar (MDB) desta importância histórica de linhas e imóveis associados aos trajetos

Foto: reprodução

O deputado estadual Humberto Aidar (MDB) apresentou à Assembleia Legislativa projeto de lei que reconhece as linhas ferroviárias de Goiás como de interesse cultural. Na defesa da proposta, Aidar destaca a importância da preservação de bens móveis imóveis associados a linhas.

O projeto estabelece ainda que o “Estado deve apoiar as entidades interessadas na realização de ações de salvaguarda dos bens associados ao patrimônio cultural ferroviário”. O texto aprovado na CCJ aguarda direcionamento para seguir os próximos trâmites.

“Se o Estado de Goiás não se posicionar firmemente a favor de suas ferrovias, breve, as pouquíssimas que sobrarão não serão nada além de meros departamentos de transporte”, destaca o parlamentar.

“Nestes últimos 20 anos de domínio das Concessionárias, mesmo com cláusulas expressas em Contrato de que todas as linhas e instalações concedidas deveriam ser mantidas tal como recebidas, a maior parte do sistema ferroviário concedido em Goiás foi abandonado e entregues ao vandalismo”, diz um trecho da justificativa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.