Nesta sexta-feira, 22, veio para o Brasil o 14º carregamento de brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2024. Novamente, a norte-americana Global Crossing Airlines (GlobalIX) foi a empresa responsável pelo transporte de deportados; a aeronave conta com capacidade para transportar até 180 passageiros.

O voo GXA-6160 decolou às 6h da manhã na cidade de Alexandria, nos EUA. Após escalas e abastecimentos no Panamá e em Manaus (AM), o pouco estava previsto para as 20h do mesmo dia no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Estima-se que 139 brasileiros voltaram ao país nesse voo. Ou seja, são 1593 deportações este ano. Sendo que as operações desta modalidade começaram em 2019 e já deportaram 10.872 brasileiros. Pela terceira vez neste ano, acontecem duas operações de deportação no mesmo mês, como em agosto e outubro. Ao longo do ano, os demais meses tiveram uma operação.

Conforme o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os voos de deportação visam repatriar cidadãos de outros países que não respeitaram as leis americanas de imigração. A maioria dos deportados entraram no país ilegalmente ou não obtiveram autorização para permanecer no país. Além disso, alguns deportados foram condenados por crimes ou considerados uma ameaça à segurança nacional.

Leia também

Conservadorismo x Progresso: Análise de marketing e política na eleição dos EUA

“Bebê Sacudido”: Entenda porque ai autista condenado provavelmente morrerá

Justiça dos EUA pode forçar “divórcio” entre serviços: Google, Android e Chrome