Depois da renúncia de Carlesse, governador Wanderlei Barbosa toma posse nesta sexta-feira

Cerimônia de posse acontece no Plenário da Assembleia Legislativa, às 19h   

O governador em exercício Wandelei Barbosa toma posse como governador definitivo do Tocantins nesta sexta-feira, 11, às 19h, no plenário da Assembleia Legislativa. Ele assume o cargo após renúncia de Mauro Carlesse, que poderia sofrer um processo de impeachment em decorrência de acusações por crimes de responsabilidade. Afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlesse foi substituído pelo vice-governador Wanderlei Barbosa em outubro do ano passado. Até então interno, ele será efetivado governador nesta sexta.

A posse do novo chefe de executivo tocantinense, que exige uso de máscara e o respeito aos protocolos sanitários de prevenção contra a Covid 19, foi marcada poucas horas depois da renúncia do governador eleito e um dia depois da Assembleia Legislativa do Tocantins ter aprovado por unanimidade a aberta de impeachment contra Carlesse. A renúncia interrompe o processo.

Os deputados abriram o processo baseados na decisão do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros da Corte decidiram afastá-lo do cargo após investigações da Polícia Federal (PF) indicarem participação dele em um esquema de recebimento de propinas. Carlesse também é acusado de interferir na Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), ao fazer inúmeras trocas de comandados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.