Expectativa de Marconi Perillo é entregar o Hugo 2 dentro de três meses

Equipamentos do hospital já foram adquiridos e a unidade será administrada pela mesma OS que gere o Crer. Tucano lembrou das críticas que recebeu quando iniciou o processo de contratação de Organizações Sociais

Foto: Wesley Costa

Foto: Wesley Costa

O governador Marconi Perillo (PSDB) fez na manhã desta sexta-feira (27/6) a última vistoria antes de entregar definitivamente o Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia – Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugo 2).  De acordo com o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, 90% das obras já foram concluídas.

Em entrevista ao Jornal Opção Online, o presidente da Agetop ressaltou que ao longo dos últimos meses o governador vem inaugurando obras em todo Estado. “Obras de qualidade e de baixo custo, diferentemente do que se fazia no passado”. Segundo ele, o governo estadual já adquiriu tomógrafos, e equipamentos de ultrassonografia e raios-X, ao custo total de R$ 50 milhões, todos em fase de instalação.

O hospital será gerido pela Organização Social (OS) Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), responsável também pelo Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) desde 2002. Atualmente, o Crer é uma referência nacional.

Antes da vistoria, Marconi Perillo enfatizou que a oposição criticou a estrutura e a administração das OSs. “Na época que começamos o chamamento das OSs disseram que eu iria privatizar a saúde. Como privatizar a saúde se ninguém paga nada? Privatizamos a qualidade e um serviço eficiente. Antes só os hospitais privados ofereciam serviços de qualidade, então privatizamos o Crer e o cidadão vem ao hospital e recebe o serviço público”, afirmou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o ato, o governador recordou como foi o inicio do projeto do Hugo 2. “Na campanha de 2010 fui até a casa de Dona Marilda [viúva do ex-governador Otávio Lage de Siqueira] e disse que depois que vencesse, iríamos construir um grande hospital na capital, sendo uma homenagem ao ex-governador Otávio Lage”, contou, emendando que na época a unidade parecia “um sonho difícil”, pois precisava primeiro vencer a eleição, depois elaborar o projeto, comprar a área e, enfim, conseguir dinheiro. “E hoje estamos com o hospital quase pronto”, contextualizou Marconi Perillo.

A obra teve um custo total de R$ 150 milhões. A unidade vai contar com 21 centros cirúrgicos, área para tratamento de queimaduras, 80 leitos de UTIs pediátricas e adultas e mais de 2.800 funcionários. “Um hospital de primeiro mundo, com heliponto para transportamos pacientes muito graves. Dentro de três meses tudo estará pronto”, garantiu o governador.

Também participaram do ato o presidente da Agir, Sérgio Daher, o senador Wilder Moraes (DEM), a família do ex-governador Otávio Lage de Siqueira, o secretário estadual de Saúde, Halim Girade, além do ex-secretário estadual de Saúde Antônio Faleiros e alguns vereadores.

Ao concluir seu discurso, o governador disse que na vida pública existem chateações e adversidades, “mas elas são recompensadas múltiplas vezes mais” com o que se pode fazer à frente do serviço público. Antes de sair no carro oficial, o governador pegou na mão de alguns operários e colaboradores da construção do hospital. Devido à agenda cheia desta sexta-feira, o tucano não concedeu coletiva à imprensa.

Somente hoje, Marconi já participou de solenidade no Hospital Materno Infantil (onde inaugurou a primeira etapa da reforma), na Secretaria de Segurança Pública (para o lançamento do programa de videomonitoramento Olho Amigo), e tem compromisso para cumprir até o início da noite, quando irá inaugurar a pavimentação da GO-469, no trecho de Trindade. À noite, o governador se reunirá com aliados no tatersal da Pecuária para comemorar seus 30 anos de vida pública.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

sonia

Estou muito orgulhosa de participar da equipe do Hugo 2. Tenho certeza que este Hospital vai ser um novo Centro de excelência em saude no estado de Goias.