Denício Trindade é escolhido como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo na Câmara

12 julho 2025 às 16h12

COMPARTILHAR
Os vereadores de Goiânia aprovaram o projeto que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. O novo bloco político, com a presidência do vereador Denício Trindade (UB), deve trabalhar para alavancar o setor da economia cooperativa municipal, incluindo a criação de legislações específica para a área.
O bloco deve ser formado por outros quatro vereadores da câmara, sendo Anselmo Pereira (MDB), Henrique Alves (MDB), Kátia Maria (PT) e Lucas Kitão (UB). O documento foi veiculado no Diário Oficial do Município (DOM) desta última sexta-feira, 11.
De acordo com Trindade, o grupo também deve representar o setor, sobretudo as redes com menor poder econômico que não se sentem representadas pelo Legislativo goianiense. “Observamos que muitas cooperativas, sobretudo aquelas com menor poder econômico e político, não detêm a necessária representatividade nos governos e nas Casas Legislativas. E são justamente as cooperativas mais frágeis que necessitam de maior proteção. Acreditamos que a atuação parlamentar pode auxiliar essas organizações a garantir maior desenvolvimento para cooperativas e para seus associados.”
A criação de uma ala para representar o setor era algo esperado, tenda em vista que a principal entidade do cooperativismo, o Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (Sistema OCB/GO) impulsionou o diálogo com os legisladores e com a prefeitura de Goiânia, após o processo eleitoral. Em entrevista anteriormente cedida ao Jornal Opção, o presidente do Sistema OCB/GO, Luis Alberto Pereira, afirmou que integrava conversas com os parlamentares da Casa de Leis goianiense.
Um dos resultados desta iniciativa seria a disponibilização de emendas parlamentares para cooperativas do setor, como o Instituto Uniodonto. Além disso, aponta que o novo presidente da frente parlamentar já teria se reunido com a associação para viabilizar emendas da saúde e dos recicláveis. “Temos um relacionamento muito bom com a Câmara e estamos sempre tendo recursos para complementar nossas ações junto às cooperativas.”
Leia também:
Lula vem a Goiânia para o 60° Congresso da União Nacional dos Estudantes
Goiás ocupa o 8º lugar em exportações para os EUA e pode sentir efeitos das novas tarifas de Trump