Demanda por voos domésticos é a pior em quatro anos

Dados divulgados pela Abear mostram queda na procura por voos dentro do país; nas viagens internacionais, destinos mais procurados são na América do Sul

Em pesquisa publicada nesta terça-feira (19/7), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que a demanda por voos domésticos em junho teve o pior desempenho dos últimos quatro anos. O resultado do último mês foi 5,9% pior que o do mesmo período do ano passado e completa uma sequência de onze meses de retração.

O recuo da oferta de voos foi ainda mais expressivo, atingindo os 6,4%, valor maior apenas que o de junho de 2011. Entretanto o fator de aproveitamento – relação entre oferta e demanda – teve uma leve alta, de 0,44%, e atingiu os 78,19%.

A movimentação total de passageiros caiu 7%, resultando em aproximadamente 6,8 milhões de viagens no mês. Os dados foram fornecidos pela Avianca, Gol, Azul e Latam, responsáveis por 99% do mercado brasileiro.

As mesmas empresas também registraram uma queda na procura por viagens aéreas internacionais. Correspondendo a 25% do mercado internacional, as quatro empresas tiveram, juntas, um recuo de 5,1% na procura por viagens.

Porém no total de viagens realizadas houve um crescimento: somadas, as viagens chegaram a 558,4 mil, dois pontos percentuais a mais que no mês de junho do ano passado.

Segundo a Abear, os números indicam uma tendência de viagens mais curtas, com predominância de destinos na América do Sul, “o que se adequa à realidade de um dólar valorizado ante o real”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.