DEM, MDB e PDT têm os maiores tempo de TV nas eleições deste ano

Um dos requisitos utilizados pelo TSE para distribuição do tempo foi desempenho nas eleições de 2018. Quantidade de deputados federais eleitos também foi relevante

Propaganda gratuita desse semestre deverá ser utilizada pelas legendas apenas para divulgar seus ideais e projetos | Foto: Reprodução/Internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu, por meio de uma portaria publicada na última terça-feira (25), o tempo de TV e rádio que os partidos  terão na propaganda gratuita do primeiro semestre de 2022. Os critérios aplicados para  para distribuição dos 305 minutos de veiculação levaram em consideração o desempenho dos partidos nas eleições passadas.

Diante disso, onze partidos conquistaram os maiores minutos de propaganda nos dois meios de comunicação. Dentre eles o PL, do presidente Bolsonaro, o PT, do ex-presidente Lula. Os demais partidos com mais tempo fora DEM, MDB, PDT, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL e Republicanos. Cada um terá 20 minutos e 40 inserções. 

O TSE definiu que a propaganda gratuita desse semestre deverá ser utilizada pelas legendas apenas para divulgar seus ideais e projetos. Ao todo, 23 partidos terão tempo na TV. Os únicos que ficaram fora das transmissões foram DC, PMN, PTC e Rede por não cumprirem o percentual mínimo de votos exigidos.

O horário eleitoral gratuito, destinado para propaganda eleitoral e apresentação de candidatos, começa em agosto, conforme calendário eleitoral de 2022. “As legendas que terão acesso ao tempo de rádio e TV poderão exibir peças de propaganda que difundam os ideais partidários, transmitam mensagens aos filiados sobre a execução do programa e a realização de eventos da legenda, divulguem a posição da agremiação em temas políticos ou de interesse da sociedade, incentivem a filiação partidária e promovam a participação de mulheres, jovens e negros na vida política do país”, comunicou o Tribunal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.