Delegado Waldir rebate Governo sobre cortes na Educação: “Nós vimos e ouvimos o presidente suspender”

15 maio 2019 às 13h34

COMPARTILHAR
Líder do PSL afirma que determinação de suspensão dos cortes na Educação foi presenciada por todos os parlamentares presentes na reunião

Ton Paulo
Especial para o Jornal Opção
Um dia após confirmar o recuo do governo nos cortes na Educação e ser refutado pelo próprio Planalto, o líder do PSL (partido do presidente Jair Bolsonaro) na Câmara dos Deputados, deputado Delegado Waldir, parece não estar muito satisfeito com a situação.
Em entrevista, o parlamentar goiano declarou que a deputada Joice Hasselmann, também do PSL, deve um pedido de desculpas ao negar publicamente o recuo e disse que o povo “deve acreditar no presidente”.
Waldir foi um dos 12 líderes partidários que participaram de uma reunião com o presidente da República na última terça-feira, 14, no Palácio do Planalto.
Na reunião, convocada às pressas, estiveram também líderes de partidos como o Pros, PV e Podemos, além do PSL. Segundo o deputado, pertencente à chamada “bancada da bala”, a determinação de suspensão dos cortes na Educação foi presenciada por todos os parlamentares na reunião.
“Não somos surdos! Nós vimos e ouvimos o presidente, na nossa frente, mandar o assessor ligar para o ministro [da Educação] para suspender os cortes! Vimos o presidente suspendendo!”, revela Delegado Waldir.
O anúncio da suspensão chegou a ser feito na Câmara e comemorado por deputados da oposição. Entretanto, o efeito da notícia durou pouco. Pouco tempo depois, a Casa Civil e o Ministério da Educação (MEC) negaram a informação dada pelo pelo líder do PSL, reafirmando que o contingenciamento de gastos nas universidades e institutos federais estava mantido.
A deputada Joice Hasselmann, forte apoiadora do presidente na Câmara, chegou a reproduzir o comunicado ministerial em seu Twitter, chamando de “boato barato” a informação sobre a suspensão dos cortes.
“Atenção! O ministro da Educação @AbrahamWeint – com quem estou agora – garante que o contigenciamento nas Universidades permanece. Informação confirmada pela @casacivilbr e pelo nosso ministro Paulo Guedes. Governo @jairbolsonaro sabe o q faz. O resto é boato barato”, escreveu a parlamentar.
O conflito de ideias deixou os ânimos em polvorosa. Questionado sobre a contradição, o Delegado Waldir rebateu a colega de partido. “A deputada Joice está equivocada, e ela deve um pedido de desculpas tanto a nós parlamentares quanto ao povo brasileiro. Ela não participou da reunião, eu sim!”.
A reportagem tentou contato com a deputada Joice Hasselmann, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.
Protestos contra os cortes na Educação estão marcados para esta quarta-feira em todo o País
O bloqueio orçamentário de 30% por parte do MEC para as instituições federais de Ensino Superior gerou uma forte reação dentro do meio acadêmico e da população em geral. Pelo menos 75 das 102 universidades e institutos federais do País convocaram protestos, e uma greve geral na Educação com atos e manifestações está marcada para esta quarta-feira, 15.
Em Goiás, estudantes, professores, sindicatos e demais profissionais da área de ensino já estão mobilizados. Na capital Goiânia, o protesto está previsto para ter início às 15h, na Praça Universitária.