Delegado Waldir pede que Goiás seja retirado do horário de verão

Deputado goiano enviou ofício ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e ao governador Marconi Perillo pedindo o fim do programa no Estado

Foto: Fernando Leite

Foto: Fernando Leite

O deputado federal Delegado Waldir Soares (PSDB) protocolou ofício junto ao Ministério de Minas e Energia solicitando ao ministro Eduardo Braga a exclusão do Estado de Goiás do programa de horário de verão 2015/2016.

Segundo o deputado, uma das justificativas para isso seria a percepção de que a maioria da população goiana reprova o horário. No ofício, Waldir lembra também o exemplo do vizinho Estado do Tocantins, que hoje se encontra excluído do programa. “Poderíamos usar parâmetros análogos ao de nosso vizinho imediato, que um dia foi Goiás”, diz o deputado.

Outra justificativa para a retirada de Goiás do horário de verão vem do próprio objetivo principal dele: aproveitar os dias mais longos e com mais tempo de luz solar para economia de energia elétrica. Segundo anotado no ofício, o consumo de energia elétrica em Goiás está muito abaixo da média projetada pela própria Celg para o ano de 2015.

Outra preocupação do deputado, e que motivou também o pedido, foi o relevante aumento da violência e da criminalidade em Goiás no período do horário de verão. “Esse horário especial aumenta e facilita a incidência de crimes contra mulheres que saem na madrugada para trabalhar e crianças que precisam ir para as escolas bem mais cedo que o horário normal, lembrando que o Goiás hoje é um dos estados mais violentos da federação”, pontua Waldir Soares.

O deputado também encaminhou ofício ao governador Marconi Perillo (PSDB) pedindo que ele solicite ao Ministério de Minas e Energia e à Presidência da República a exclusão de Goiás do programa. O horário de verão em 2015 tem início já no próximo domingo (18), às 0 horas, em dez Estados mais o Distrito Federal.

17 respostas para “Delegado Waldir pede que Goiás seja retirado do horário de verão”

  1. Avatar Andreia disse:

    Isso mesmo deputado. De economia não tem nada esse horário.

  2. Avatar Virginia disse:

    As colocações do Dep. esta certíssima, não ha economia de energia no Estado, e sair de madrugada para o trabalho é perigoso sim, ja vi caso onde a mulher foi violentada na saida para o trabalho porque estava escuro. e tem mais esse horario prejudica o metabolismo. Fim de horario de verão

  3. Avatar Rosileile Amorim disse:

    Graças a Deus um político com visão; este horário não ajuda em nada só atrapalha e traz prejuízos a população. Parabéns ao deputado federal Delegado Waldir Soares (PSDB).

  4. Avatar Walkiria Repezza disse:

    Tem meu total apoio Deputado Delegado Waldir Soares! Só pede para manter esse horário quem nunca sofreu as consequências que o mesmo oferece, como por exemplo ser abordado por bandido na rua e com arma em punho ameaçando a vida da população!

  5. Avatar Valter Alves Teixeira disse:

    Ótimo. Pelo menos temos alguém que pensa lá Brasília

  6. Avatar Paulo Henrique Faustim disse:

    Parabens Deputador Waldir, concordo plenamente com vossa senhoria, não vejo nenhum lado positivo para esse horário de verão, pelo contrário, o que vejo é eu gastando mais energia por acordar mais cedo no escuro e continuo dormindo tarde, pois nesse periodo quem é que consegue dormi acompanhando esse horário e ainda mais nesse calor.

  7. Avatar hayari disse:

    tomara que tire mesmo esse horário, porque eu tenho que levantar cedo para ir ao colégio e com esse horário eu levanto de madrugada é muito perigoso para todos nós que temos que levantar cedo, que com esse horário é madrugada.

  8. Avatar Roberto Reis disse:

    Parabéns pela iniciativa, deputado ! Esse horário é mais uma daquelas coisas que sacrifica a população com retorno ZERO ! Tem nosso apoio nessa empreitada!

  9. Avatar Udson Kleiner Oliveira disse:

    Isso é muito bom! Do que adianta este horário de verão? A população nunca se beneficiou com isso , ao contrário, estamos pagando é mais caro.

  10. Avatar Lucas Pontes disse:

    Parabéns pela iniciativa Deputado Waldir

  11. Avatar Maria disse:

    Parabéns deputado, realmente sua justificativa e de grande importância, nós mulheres que trabalhamos em Brasília temos que sair de nossas casas 4/5 horas da manhã para esta no trabalho as 6/7 horas.

  12. Avatar Jaudeth I Chaud disse:

    Força Deputado. Bata o pé e exija!! Esse horário é simplesmente absurdo, mentiroso como tudo que vem do Governo. Nós que trabalhamos na área da Educação, sofremos muito com esse horário estúpido!

  13. Avatar Murielly Telles disse:

    Parabéns deputado, necessitamos de pessoas com a sua competência para lutar a nosso favor! Fora horário de verão!

  14. Avatar valdin Machado disse:

    Deputado Waldir esse horario de verao tem e q acabar ,pr sempre aq em goias ,quem inventou esse horario nunca trabalhou na vida,povo brasileiro ja e tao sofrido paga tantos impostos e ainda é obrigado a acordar uma hora mais cedo

  15. Avatar Manuel disse:

    Quanta burrice… eu também levanto sedo, a 6 horas… com horário de verão se pode trabalhar ate mais tarde. Adianta entrar em fabrica uma hora antes o é melhor alongar o dia? Imagina pedreiros bater ponto a 6 horas? Na minhas obra custa chegar 7:30 eles, nem adianta apelar! Com dia mais prolongado graças a deus da para ficar uma hora mais tarde… no horário do almoço faz calor de mais para ficar na obra. Horario de verão é usado em todos países de primeiro mundo! Tem que pensar na maioria das pessoas, não por si mesmo. O deputado e vocês falharam e fei…

  16. Avatar Matheus Costa disse:

    O horário de verão nunca serviu para economia de energia pessoal, e mesmo assim, economiza alguns bilhões com isso, e um deputado federal deveria conhecer mais o assunto antes de fazer um pedido mídiatico e sem noção desses por não gostar de acordar e estar escuro ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.