Delegado da PF se torna o 1º brasileiro a comandar a Interpol
05 novembro 2024 às 10h27
COMPARTILHAR
O delegado da Polícia Federal (PF), Valdecy Urquiza, foi confirmado como novo secretário-geral da Interpol. Com isso, Valdecy se torna o primeiro brasileiro a ocupar o cargo mais alto da organização policial.
O nome do delegado foi aprovado pelos países-membros da organização na 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, no Reino Unido. Ele foi indicado pelo comitê executivo da Interpol em junho deste ano.
Valdecy teve 145 votos de 153. A Assembleia-Geral da Interpol conta com 196 membros, mas apenas 153 podem votar. Seis países votaram contra o brasileiro e dois se abstiveram.
Durante sua história, a Interpol teve oito secretários gerais sendo um austríaco, quatro franceses, um britânico, um alemão e um norte-americano. Com isso, Valdecy se torna o primeiro cidadão de um país emergente a chefiar a organização.
O brasileiro deve assumir o comando já neste fim de semana, quando termina a Assembleia Geral. O mandato é de cinco anos, podendo ser renovado com mais cinco. A sede da Interpol fica em Lyon, na França.
Em seu discurso após a confirmação de seu nome, Valdecy disse que sua gestão terá três pilares: tecnologia, inclusão e integridade.
Leia também
Alerta Vermelho: 20 goianos são incluídos na lista de foragidos da Interpol e número chega a 80