Iniciativa vai permitir que cidadãos sejam alertados na internet enquanto fazem alguma pesquisa no Google ou vejam destino no Google Maps

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Google, lançou nesta terça-feira, 7, uma ferramenta de emissão de alertas de desastres naturais a partir da navegação no site de pesquisas Google ou no Google Maps (GPS). A iniciativa da Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), é mais um canal de informação para a população se proteger de possíveis ocorrências.

Atualmente, a partir do cadastro na Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), as defesas civis estaduais e municipais podem enviar diversos alertas por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura. Com a nova ferramenta, agora podem utilizar também o Google. Com a parceria, ao fazer qualquer busca no site relacionada a desastres naturais ou que utilize palavras-chaves sobre o tema, o internauta receberá alertas e informações sobre possíveis áreas afetadas. O mesmo ocorre quando o usuário utiliza o Google Maps em uma área de risco.