Nesta sexta-feira, 30, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) solicitou judicialmente a gratuidade no transporte público no próximo domingo, 02, em virtude das eleições. Também solicitou que a frota fosse disponibilizada integralmente, sem redução na operação das linhas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) acolheu os pedidos da DPE e determinou seu cumprimento pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). 

A CMTC informou via nota à imprensa: “pelo transporte coletivo ser metropolitano, diferente de outras cidades como o Rio de Janeiro e Curitiba que são municipais, o risco de uma decisão imediata, próxima  a data eleitoral poderá comprometer a operação. Sendo assim, será mantido o modelo de operação das ultimas eleições. O transporte segue normal, sem alteração.”

Embora não tenha sido definida multa para CMTC em caso do descumprimento da decisão, o juízo destaca que “não obsta a sua responsabilização por atos intencionais que prejudiquem o transporte de eleitores no dia das eleições”. Ainda foi determinado, conforme pedido da Defensoria Pública, que seja dada ampla publicidade de informações sobre as linhas que serão oferecidas e das respectivas frequências.

A RMTC irá operar com 2.684 viagens (programação regular de domingo) em Goiânia e Região Metropolitana e ainda com frota extra de 33 ônibus, que ficarão disponibilizados nos terminais para serem utilizados caso necessário.