Defensoria pública atende quase dois mil em mutirão para CMEIs e escolas de Goiânia

27 janeiro 2023 às 16h26

COMPARTILHAR
Em três dias de mutirão, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) já atendeu quase duas mil pessoas em busca de vaga na rede pública de ensino. O mutirão é uma força tarefa concentrada das Defensorias Especializadas de Atendimento Inicial em Família, Sucessões e Infância e Juventude da capital, resultado da alta procura das famílias neste início de ano, em busca de matricular os filhos na rede municipal de ensino.
A ação está sendo realizada desde quarta-feira, 25, para pais que não conseguem realizar matrículas. Os responsáveis pelas crianças recorrem aos órgãos como o conselho tutelar e a Defensoria Pública buscando alternativa de encontrar uma solução, ao se verem “desesperados” sem vagas.
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação informa que: “a ampliação de vagas na Educação é prioridade para a atual gestão. Ano a ano a SME Goiânia reduz o déficit histórico da Educação Infantil. Somente neste início de semestre letivo, mais de 2 mil vagas para CMEIs e mais de 3 mil para pré-escola (4 e 5 anos) foram criadas pela secretaria”, esclarece.
A nota segue dizendo sobre a criação de mais vagas. “Até março deste ano, outras 2 mil vagas devem ser criadas pela gestão municipal. Para isso, a pasta trabalha para ampliar e inaugurar novas unidades, como os CMEIs Vale do Araguaia, Brisas do Cerrado e Bezerra de Menezes”, conclui.