Decreto impede que manifestantes ocupem Esplanada neste domingo, 14
14 junho 2020 às 12h57

COMPARTILHAR
Decisão, assinada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, visa evitar formação de aglomerações nas intermediações do Congresso Nacional

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) determinou o fechamento da Esplanada dos Ministérios neste domingo, 13. A decisão foi tomada devido a grande quantidade de aglomerações que tem se formado em manifestações ocorridas, principalmente, aos domingos nas dependências do Congresso.
Com isso, a circulação de veículos e pedestres está proibida durante às 00h e 23h59 deste domingo. De acordo com informações do jornal Correio Braziliense, o acesso aos prédios públicos federais será permitido apenas a autoridades devidamente identificadas e a servidores públicos federais que estejam em serviço.
Devido a decisão, manifestantes chegaram a tentar invadir a rampa do edifício-sede do Congresso Nacional, mas foram impedidos. Revoltado, um dos manifestantes chegou a ameaçar o governador do DF pelo decreto.
Mais tarde, Ibaneis se pronunciou para dizer que o autor das ameaças já havia sido identificado e que deverá ser preso. Ainda de acordo com a reportagem, o governador teria enfatizado que sempre respeitou as manifestações em seu governo e completou: “nunca reprimi. Mas não admito ameaças”.