Os primeiros produtos do projeto de pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) “De olho nas urnas” foi lançado na Câmara dos Deputados. Apoiado pelo Observatório Nacional da Mulher na Política, o projeto tem como foco a investigação, a divulgação científica e a promoção da participação feminina nas eleições municipais de 2024.

O objetivo é disponibilizar, no site do projeto, informações que auxiliarão pré-candidatas às eleições a chegarem mais preparadas às urnas. O projeto foi possível graças a uma articulação das deputadas, atuantes na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que aprovaram os recursos para que a pesquisa desse seus primeiros resultados antes das eleições de 2024.

O grupo, composto por 31 pesquisadores, é predominantemente formado por mulheres que trabalham em vários estados do Brasil e também no exterior. Em seu discurso, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou a cooperação significativa dos colaboradores na redação, ilustração e apresentação da cartilha, enfatizando sua utilidade para encorajar as mulheres a se envolverem na política, especialmente em vista das eleições em outubro.

A pesquisa foi conduzida em três etapas: inicialmente, uma equipe está analisando os dados da eleição de 2020, que serão divulgados em maio e servirão como base para a cartilha. Na segunda etapa, o observatório irá avaliar os dados e os panoramas levantados em todo o Brasil. Em dezembro, está previsto o início da terceira etapa do projeto, que irá combinar os dados de 2020 com a observação da campanha de 2024, além da análise das eleições que ocorrerão este ano.

O objetivo é antecipar dados e traçar um panorama sobre a participação das mulheres na política, especialmente diante da exclusão observada em algumas regiões do Brasil. A reitora enfatizou a inovação e a importância da pesquisa, agradecendo à deputada Leda Borges por confiar à UFG essa liderança, em colaboração com outras universidades. O projeto na UFG está vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos.