A primeira etapa do “De Olho nas Urnas” chegou ao fim, e a organização divulgará os resultados no final do mês de julho. Os relatórios finais da pesquisa pré-eleitoral estão passando por revisão técnica e, em breve, serão disponibilizados no site do projeto.

Essa fase foi composta por raspagem de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), análise de notícias veiculadas em 2020 sobre violência política de gênero e entrevistas em profundidade com candidatas, eleitas ou não, nas últimas eleições municipais.

“Entregaremos até o final de julho os relatórios finais, e estarão publicados também no nosso site”, disse a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima.

As duas próximas fases terão como foco as eleições municipais de 2024. “Vamos fazer um acompanhamento em tempo real das pesquisas, juntando e coletando dados; e na terceira etapa vamos, a partir dos resultados, repetir o mesmo que fizemos na primeira etapa para comparar 2024 com 2020”, explicou Angelita.

De Olho nas Urnas

Apoiado pelo Observatório Nacional da Mulher na Política, o De Olho nas Urnas tem como foco a investigação, a divulgação científica e a promoção da participação feminina nas eleições municipais de 2024.

O objetivo é disponibilizar, no site do projeto, informações que auxiliarão pré-candidatas às eleições a chegarem mais preparadas às urnas. O projeto foi possível graças a uma articulação das deputadas, atuantes na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que aprovaram os recursos para que a pesquisa desse seus primeiros resultados antes das eleições de 2024.

O grupo, composto por 31 pesquisadores, é predominantemente formado por mulheres que trabalham em vários estados do Brasil e também no exterior. O objetivo é antecipar dados e traçar um panorama sobre a participação das mulheres na política, especialmente diante da exclusão observada em algumas regiões do Brasil.

Leia também: