De ameaça de “eliminação” de Lula a cassação do mandato, Naçoitan, prefeito procurado pela polícia, é envolto em polêmicas

20 novembro 2023 às 16h22

COMPARTILHAR
*Bárbara Noleto
A Justiça de Goiás expediu, na noite do último sábado, 18, um mandado de prisão preventiva contra o prefeito de Iporá, Naçoitan Araújo Leite, em razão do atentado contra sua ex-esposa. Naçoitan é suspeito de tentar matar a ex e o namorado dela após invadir a casa dela e efetuar cerca de 15 tiros. No entanto, além disso, o chefe do Executivo Municipal de Iporá acumula uma lista de polêmicas.
Em 2016, a Justiça Eleitoral cassou os registros de candidatura de Naçoitan e de seu vice, Duílio Alves de Siqueira. De acordo com a decisão, ambos foram beneficiados por condutas irregulares do antigo prefeito Danilo Gleic dos Santos, que apoiava as candidaturas deles. Quatro anos depois, em 2020, a 65ª Sessão Plenária Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral manteve a sentença de cassação e informou que o afastamento do prefeito e do vice-prefeito aconteceria após o julgamento dos embargos declaratórios.
Entre as duas decisões, em 2018, Naçoitan foi gravado tentando convencer fiscais de trânsito a não montar blitz com bafômetro próximo ao local onde acontecia a pecuária da cidade. A gravação mostrou uma discussão entre o prefeito e um agente, em que o político tenta convencê-lo a não montar bloqueio no dia em que é realizada a exposição agropecuária da cidade.
Ainda na gravação é possível ouvir o prefeito dizer o seguinte: “Agora eu, que sou o prefeito, você vai arrebentar a minha cidade. Você vem aqui, multa todo mundo, vai embora e eu fico aqui com os problemas […] Para com este negócio de segurança”.
Após as eleições de 2022, quando Lula foi eleito, o prefeito de Iporá declarou também que opositores deveriam “arregaçar as mangas” para eliminar o presidente e um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós temos que eliminar o Alexandre de Moraes e o Lula. Dois homens que estão acabando com o Brasil, vai virar uma guerra civil. Vamos arregaçar as mangas. Ou é agora ou vamos virar a Venezuela ou pior que a Venezuela”, disse.
Ainda assim, depois de ter gravado um áudio em que contesta o resultado da eleição e afirmar que há necessidade de “eliminar” o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, Naçoitan pediu desculpas publicamente através de suas redes sociais.

O prefeito se desculpa com Moraes, e parabeniza o ministro por “ter conduzido de forma correta o processo da maior eleição eletrônica do planeta”. Além disso, na mesma publicação, ele reconhece o resultado do pleito e diz que Lula foi eleito “de forma democrática”.
“Como político conservador, tenho minhas posições definidas, e muitas vezes às expresso de forma informal”, justificou o prefeito procurado. Para exemplificar, ele citou a relação com o governador reeleito Ronaldo Caiado (União Brasil), de quem já divergiu, mas hoje o considera “um grande companheiro”. Caiado foi chamado de “ditador” por Naçoitan Leite em razão do fechamento do comércio em abril de 2020 (devido às recomendações públicas de saúde no período da pandemia). Também houve um pedido público de desculpas por parte do prefeito para o governador nessa ocasião.
Tiros em Iporá
Imagens de câmera de segurança filmaram o momento em que, no último sábado, 18, o prefeito invade a casa da ex e efetua os disparos.
As imagens mostram quando Naçoitan Leite estaciona a caminhonete em frente à casa, desce e confere se há alguém no interior da residência. Depois, o prefeito volta para o veículo e acelera rumo ao portão.
Cerca de 3 minutos depois, ele sai do local. A polícia apurou que o prefeito atirou contra o quarto onde a ex-companheira estava escondida com o namorado. Ele estaria separado da mulher há cerca de dois meses e teria cometido o crime por não aceitar o fim da relação.
O mandado de prisão expedido pela Justiça enfatiza que o prefeito deve ser imediatamente preso e apresentado à autoridade judicial.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Naçoitan. O espaço permanece aberto.
Leia também:
Prefeito de Iporá invade casa da ex e dispara mais de 10 tiros
Prefeito de Iporá pede desculpas por ter chamado Ronaldo Caiado de ‘ditador’