Datafolha mostra empate técnico entre Dilma e Aécio; Ibope diz que diferença entre os dois está fora da margem de erro

O nível de confiança dos levantamentos é de 95%. Pesquisas foram divulgadas às vésperas das eleições

As pesquisas do Datafolha e do Ibope, divulgadas neste sábado (25/10), às vésperas das eleições, mostra a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) à frente do senador mineiro Aécio Neves (PSDB). O primeiro levantamento diz que a diferença entre eles está fora da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. O segundo, aponta empate técnico.

A presidente aparece na frente do tucano na pesquisa Datafolha, realizada ontem e hoje. Nesse segundo turno, a conta dos votos válidos (sem incluir brancos, nulos e indecisos) somou 52% para a petista e 48% para o tucano.

Os números são tratados como empate técnico no limite da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Com isso, a probabilidade maior é a de que Dilma Rousseff esteja à frente. O empate técnico só ocorre em uma combinação que considera os máximos da margem de erro para cada um dos candidatos — a presidente para baixo e o senador para cima.

Conforme o Datafolha, que encomendou o levantamento em parceria com a “TV Globo”, a pesquisa não pode ser confundida com uma tentativa de previsão dos resultados das eleições de amanhã. A maior parte das entrevistas foi feita na sexta-feira (24).

O estudo também ouviu as taxas de rejeição dos candidatos. Aécio Neves é rejeitado por 41%, ao passo que Dilma Rousseff teve 38%. Foram ouvidos 19.318 eleitores em 400 municípios.

O Ibope apresenta Dilma Rousseff com 49% das intenções de voto, contra 43% de Aécio Neves. A diferença entre os adversários é de seis pontos porcentuais. Em votos válidos, a petista soma 53% e a petista, 47%. Neste estudo, 5% dos eleitores votariam nulo ou branco e 3% não quiseram responder.

Em ambos os casos, o nível de confiança é de 95%.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.