Datafolha: Marina Silva empata com Dilma Rousseff em eventual segundo turno

18 agosto 2014 às 09h47

COMPARTILHAR
Presença da ex-ministra na disputa colocou Aécio Neves em terceiro por um ponto de diferença. Porcentual de nulos e brancos também apresentou redução

A ex-senadora Marina Silva (PSB) chegou ao páreo eleitoral com 21% das intenções de voto para a presidência da República no primeiro turno, conforme pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta segunda-feira (18/8) pelo jornal “Folha de São Paulo”. Este é o primeiro levantamento realizado após a morte trágica do então presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos.
[relacionadas artigos=”12984,13005,12723″]
A presidente Dilma Rousseff (PT) segue liderando com 36% da preferência do eleitorado –– 2 pontos porcentuais a menos que a pesquisa anterior ––, enquanto Aécio Neves (PSDB), que antes figurava em segundo lugar com os mesmos 20% verificados agora, aparece em terceiro com um ponto porcentual a menos que a pessebista, antes vice de Eduardo Campos –– que nos levantamentos de diversos institutos aparecia em terceiro e na pesquisa divulgada em 17 de julho pelo Datafolha detinha 8% das intenções.
Os números mostram, segundo o Instituto Datafolha, que a entrada de Marina Silva na corrida pelo Palácio do Planalto reduz consideravelmente a chance de a eleição ser decidida no primeiro turno.
A presença da ambientalista na disputa também reduz o porcentual de intenções de voto nulo ou em branco. Antes de Marina Silva ser colocada como candidata aos entrevistados, o porcentual era de 13% e agora está em 8%. Quanto aos indecisos, a queda foi de 14% para 9% entre um levantamento e outro do Datafolha.
O Instituto Datafolha entrevistou 2.843 eleitores em 176 municípios entre os dias 14 e 15 de agosto. O acidente que vitimou Eduardo Campos ocorreu na manhã do dia 13.
Cenários/pesquisa estimulada (quando são apresentadas opções de candidatos ao eleitor):
Se Dilma Rousseff fosse enfrentar Aécio Neves no segundo turno ela venceria de 47% contra 39% do tucano –– na pesquisa divulgada no mês passado a diferença era de 44% para a petista a 40%, o que configura empate técnico.
Já no segundo turno numa disputa entre Dilma e Marina, a pessebista sairia na frente com 47% dos votos contra 43% da petista.
Rejeição
Os que disseram que não votam de jeito nenhum em Dilma Rousseff somam 34%, em Aécio Neves, 18%, e em Marina Silva 11%.
Dados dos demais candidatos à presidência/cenário 1º turno:
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– José Maria (PSTU): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
*Não pontuaram: Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta, Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB)