A presidente petista conta com 40% das intenções de voto, seguida por Marina e Aécio, que têm, respectivamente, 25% e 20% 

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30/9) mostra a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), isolada na liderança para o primeiro turno das eleições, enquanto Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) aparecem cada vez mais próximos numericamente.

O novo quadro coloca em xeque os rumos da corrida presidencial quanto ao segundo lugar da disputa. A diferença entre o tucano e a pessebista é de cinco pontos porcentuais a favor de Marina, 15 pontos a menos do que apresentou o instituto em pesquisa realizada no início de setembro.

Conforme o levantamento divulgado hoje, Dilma lidera com 40%, seguida por Marina e Aécio, que têm, respectivamente, 25% e 20% das intenções de voto. Se considerados apenas os votos válidos, a petista aparece com 45%, a pessebista com 28% e o tucano com 22%.

Em um eventual segundo turno entre Marina e Dilma, a pesquisa mostrou crescimento da presidenciável petista, que ampliou para oito pontos porcentuais a vantagem sobre a ex-senadora. Caso o possível embate entre as duas candidatas fosse hoje, conforme o levantamento, o resultado seria de 49% a 41% a favor de Dilma. Contra Aécio, a petista também sairia vitoriosa por 50% a 41%.

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.