Datafolha: Lula lidera com 39% das intenções de voto

Mesmo preso, ex-presidente está 20 pontos à frente de Jair Bolsonaro, que marca 19%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22/8) mostra que o ex-presidente Lula aparece com 39% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), que tem 19%.

Marina Silva (Rede) tem 8%; Geraldo Alckmin (PSDB) tem 6% e Ciro Gomes (PDT), 5%. Álvaro Dias (Podemos) aparece logo na sequência com 3%. João Amoedo (Novo) soma 2%, enquanto quatro candidatos são listados com 1%: Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU). Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não chegam nem a 1%.

Como Lula foi condenado criminalmente em 2ª instância e está potencialmente inelegível, o Datafolha também testou cenários com Fernando Haddad como candidato do PT. Neste caso, Bolsonaro lidera a disputa, com 22% das intenções de voto.

Maior beneficiada pela possível impugnação de Lula, Marina Silva dobra seu percentual e alcança 16% das intenções de voto. O mesmo acontece com Ciro Gomes que chega a 10%. Alckmin sobe para 9%.  Só então o nome de Haddad aparece na lista, com os mesmos 4% de Álvaro Dias.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Folha de São Paulo” e pela Rede Globo. Foram entrevistados 8.433 pessoas entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.