Datafolha: 60% dos brasileiros são contra a PEC do Teto de Gastos
13 dezembro 2016 às 10h29

COMPARTILHAR
Pesquisa divulgada pela “Folha” mostra que principal proposta do ajuste fiscal de Temer é malvista pela população

Mais uma pesquisa que cai como uma “bomba” no colo do governo federal: o jornal “Folha de S. Paulo” divulga, nesta terça-feira (13/12), que seis em cada dez brasileiros são contra a Proposta de Emenda à Constituição 55, que limita os gastos públicos por até 20 anos.
Segundo o instituto Datafolha, apenas 24% dos entrevistados se declararam favoráveis à chamada PEC do Teto de Gastos, que será votada em segundo turno no Senado ainda nesta terça (13). 19% disseram que não sabiam como responder e 4% de indiferentes.
Veja o resultado:
Contra – 60%
A favor – 24%
Não sabe – 12%
Indiferente – 4%
A proposta vem causando polêmica desde a tramitação na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a ordenar que a Polícia Legislativa retirasse das galerias cerca de 50 manifestantes que protestavam contra a aprovação do projeto. Manifestações eclodiram em todo o país nas últimas semanas.
A matéria é chamada de “PEC da Morte” pela oposição, que entende que a nova regra, caso aprovada, resultará em cortes de investimentos em todas as áreas, incluindo saúde e educação. Atualmente, ambas são vinculadas à arrecadação federal.
O levantamento aponta que a rejeição é maior entre os mais jovens (de 16 a 24 anos), 65%; entre os mais escolarizados (com ensino superior), 68%; e também entre os mais pobres: os que recebem até dois salários mínimos (60%) e entre dois e cinco salários mínimos (62%).
Por fim, 53% dos brasileiros afirmaram que os recursos públicos hoje são suficientes, mas mal aplicados; enquanto para 36%, além de mal utilizados, são insuficientes.
A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, com 2.828 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um índice de confiança de 95%.