Daniel Vilela reforça articulações políticas em Aparecida de Goiânia

Cidade ainda é reduto político dos Vilela e o candidato a vice na chapa caiadista quer mostrar força eleitoral no município

A aproximação entre o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (sem partido), o vice-governador Lincoln Tejota e a família dele, tem movimentado o cenário político. Atento a isso, o presidente do MDB goiano e pré-candidato a vice governador na chapa de Ronaldo Caiado (UB), que busca a reeleição, retomou o ritmo de pré-campanha. O município escolhido foi Aparecida de Goiânia, que é reduto eleitoral maguitista. O pai dele, Maguito Vilela (MDB), prefeito eleito por Goiânia, mas falecido em decorrência do Coronavírus, é considerado o melhor gestor da história da cidade, que administrou entre 2009 e 2017.

Daniel esteve nesta quinta-feira, 10, com lideranças, moradores, ex-vereadores, suplentes e ex-auxiliares de Maguito Vilela, que morreu em janeiro do ano passado. O ex-deputado federal fez uma breve visita também à Câmara de Vereadores da cidade, na quarta-feira, 9. O movimento dele com a população aparecidense sinaliza a busca por apoios e, consequentemente, a conversão de votos para a chapa que busca a reeleição de Caiado. Herdeiro dos votos de Maguito em Aparecida, o atual prefeito Gustavo Mendanha (sem partido), que o sucedeu, tende a perder parte do eleitorado local como efeito da intensificação da agenda de Daniel na cidade, já que ele também capta votos que eram do pai.

Coincidência ou não, a passagem de Daniel por Aparecida ocorreu no mesmo período em que Gustavo Mendanha estava fora. O ex-colega de partido estava em Brasília, buscando dialogar com caciques do Partido Liberal (PL) e congressistas, fazendo as últimas tentativas de se filiar à legenda do presidente Jair Bolsonaro. Nacionalmente, no entanto, a preferência da sigla é pelo deputado federal Major Vítor Hugo (UB), que também tenta o governo. Bolsonaro, inclusive, já sinalizou positivamente ao nome dele, publicamente. Hoje, a tendência de Mendanha é se filiar ao Patriota.

Além de enfraquecer Mendanha, a agenda política de Daniel em Aparecida, segunda maior cidade do Estado, pode refletir a movimentação de Lissauer Vieira quanto as trocas de cadeiras, podendo assumir um vaga no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e emplacar Lincoln Tejota no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Especula se nos bastidores que a mudança seria uma forma de pressão para que o governador indique o próprio presidente da Alego para a vice.

Procurado para comentar sobre o assunto, o presidente do MDB não retornou aos contatos.

Uma resposta para “Daniel Vilela reforça articulações políticas em Aparecida de Goiânia”

  1. Avatar Marcelo Andradina disse:

    Essa matéria não tem pé nem cabeça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.