Daniel Vilela e Alexandre Baldy entram para a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional

Lista que elege os 100 congressistas considerados “operadores-chave” do processo Legislativo também inclui os goianos Jovair Arantes e Ronaldo Caiado

Daniel Vilela e Alexandre Baldy foram incluídos na lista dos 100 na edição de 2017 | Fotos: Agência Câmara

Os deputados federais Alexandre Baldy (sem partido) e Daniel Vilela (PMDB) passaram a integrar a lista dos 100 parlamentares com atuação destacada no Congresso Nacional. A edição de 2017 da lista dos “Cabeças”, organizada pelo Departamento Intersindical de Atividade Parlamentar (Diap), foi divulgada nesta segunda-feira (4/9).

Além das duas novidades, outros dois goianos também estão na lista desde outras edições. São o deputado Jovair Arantes (PTB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM). Ao todo foram escolhidos 60 deputados e 40 senadores.

A lista, publicada há 24 anos, adota três critérios principais de seleção: o institucional, ou seja, o posto que o parlamentar ocupa na Casa ou no partido; o reputacional, que avalia como é visto por seus colegas e correligionários de partido e região; e o decisional, que analisa como o parlamentar se comporta frente a votações, negociações e articulações.

Pela análise realizada, Baldy foi classificado como um deputadao formulador, que se dedica à elaboração de textos com propostas para deliberação. Segundo o Diap, parlamentares com essa habilidade “são, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores […] O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso”.

Já Daniel Vilela foi classificado como articulador, ou seja, “aquele parlamentar que tem um bom trânsito entre as diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”.

O objetivo da série Os “Cabeças” do Congresso Nacional, produto de acompanhamento permanente e sistemático do Diap desde 1986, é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.