Curta goiano vence categoria do ‘Oscar brasileiro’ no Rio de Janeiro
25 agosto 2023 às 18h14
COMPARTILHAR
O filme de animação intitulado “A Menina Atrás do Espelho,” dirigido pelo cineasta goiano Iuri Moreno, conquistou o Prêmio Grande Otelo de Melhor Curta-Metragem em Animação. O evento é a 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o “Oscar brasileiro.” A premiação ocorreu na última quarta-feira, 23, na cidade do Rio de Janeiro.
O enredo do curta-metragem, originado na região goiana, gira em torno da personagem principal, Helena, uma pré-adolescente que é transgênero. Ela se enclausura no seu quarto, movida pelo receio de um monstro que a ameaça do exterior.
No entanto, uma reviravolta acontece quando uma realidade alternativa surge de trás do espelho. Nesse mundo paralelo, o monstro não existe, e Helena se vê liberta para expressar sua verdadeira identidade sem quaisquer restrições. A narrativa centraliza-se na importância fundamental de acolher e aceitar as diferenças, transmitindo uma mensagem tocante de respeito e empatia pelo próximo.
“A Menina Atrás do Espelho” foi produzido pela empresa de produção audiovisual Caolha, e seu sucesso ressalta a capacidade da obra para sensibilizar o público em relação à aceitação e ao amor pelo próximo, tendo impacto na promoção de uma sociedade mais inclusiva e compassiva.
A animação teve apoio financeiro do Fundo de Arte e Cultura (FAC), através do Edital 2017, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Leia também: