Cursos, igrejas e templos religiosos terão maior flexibilidade de funcionamento a partir da próxima semana
19 outubro 2020 às 19h21

COMPARTILHAR
Cursos técnicos e profissionalizantes, além de funcionamento ampliado para igrejas, foram deliberados pelo COE nesta segunda

Durante reunião do Comitê de Operações de Emergência (COE) nesta segunda, feira, 19, foram deliberadas novas flexibilizações em Goiânia em relação às atividades econômicas durante a pandemia de Covid-19.
Foi determinado, por exemplo, o retorno de cursos livres abertos à sociedade, cursos técnicos profissionalizantes e cursos de extensão que atendem setores econômicos, como cursos de idiomas, dança, música. O protocolo para cada curso será publicado até o final desta semana.
“Lembrando que será o mesmo protocolo básico dos cursos livres, que já foram autorizados. Ou seja, capacidade de 30%, proibida entrada de crianças abaixo de 12 anos e pessoas acima de 60 anos, portadores de comorbidades”, informou o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes.
“Em relação aos cursos de dança, fica proibido o contato físico entre os praticantes. Detalhes serão publicados até o final desta semana”, complementou.
Igrejas e templos religiosos também terão maior flexibilidade para funcionamento. Ficam liberadas para realizar cultos e missas todos os dias da semana, agora com capacidade ampliada para 50%. “A restrição do horário de funcionamento foi eliminado. Os cultos e templos religiosos então também voltam na próxima semana a partir da publicação do decreto municipal”, disse o superintendente.
Dia de Finados
O protocolo sanitário para o próximo dia 2 de novembro determina regras para que cemitérios evitem aglomerações. “Entre alguns pontos, a restrição de missas dentro dos cemitérios, proibição de entrega de santinhos ou folhetos dentro dos cemitérios. Algumas medidas para conter, amenizar a disseminação do coronavírus neste dia de finados, que sabemos que reúne um número maior de pessoas aqui na capital”, comunicou Yves.