Curso para criação de coleções de moda em 3D e inteligência artificial com inscrições abertas

13 agosto 2025 às 17h10

COMPARTILHAR
As inscrições para o curso “Criação de coleções de moda em 3D e inteligência artificial (IA) estão abertas. As aulas serão ministradas pela designer Mônica Fabretti Bortolani entre os dias 9 e 10 de setembro. O curso é oferecido pelo Senad Goiás.
Voltado para designer de moda – profissionais ou iniciantes -, a formação terá duração de 16 horas. Os participantes vão acompanhar conteúdos sobre a utilização de ferramentas digitais; desenvolvimento de produtos de moda em 3D e a aplicação de inteligência artificial na fase de ideação.
O curso é voltado à aplicabilidade das ferramentas no mercado, com simulação de protótipos virtuais para tomada de decisão sobre a viabilidade do produto.
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, reforça que o Senado tem investido em instrutores qualificados e que o sistema não tem medido esforços para captar novos profissionais.
O diretor regional do Sesc Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, avalia que, “cursos de alta performance, como o de ‘Criação de coleções de moda em 3D e IA’ supre necessidades do mercado, pois capacita um público voltado para o avanço de boas práticas, apresenta vantagens competitivas para o setor com o uso da inteligência artificial e outras tecnologias tão importantes para reduzir custos financeiros e ambientais. Os participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aplicar de imediato em suas empresas, projetos e pesquisas voltadas para uma moda mais competitiva e sustentável”.
Atuação internacional
Designer especializada em moda digital, Mônica Fabretti Bortolani é reconhecida nacional e internacionalmente por sua abordagem inovadora. Ela lidera o Brazilian Digital Fashion Studio, que ocupa a linha de frente da inovação como indústria de carbono negativo, cuja missão é transformar o mundo da moda, por meio da substituição de amostras físicas tradicionais por alternativas digitais. Com essa estratégia na prática há a redução do desperdício de material e minimiza a pegada de carbono, além de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente. O Studio se especializou em simulação digital de tecidos e apresentações realistas.

Em 2019, Mônica Fabretti fundou a primeira escola de moda 3D no Brasil e já formou mais de 300 alunos no país e no exterior. Já marcou presença nas edições Digital Fashion Weeks de Nova York e Londres, assinando figurinos digitais de alto impacto para marcas e personalidades como Fox Films, DJ Alok, Lu da Magalu e Sam da Samsung.
Atualmente, a designer ensina e desenvolve projetos para vários clientes, indo desde corporações globais até grifes de alta costura, consolidando-se como uma força transformadora na convergência entre moda e tecnologia. Dentre os clientes de Mônica Fabretti estão as marcas Adidas, Fila, Farm Rio, Umbro, Reserva, Diesel, Maison Margiela, Marni, Jil Sander e Joop!.
O Senac Goiás é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Serviço
- Curso premium em ‘Criação de coleções de moda em 3D e IA’
- Instrutora: designer Mônica Fabretti Bortolani
- Data: 9 e 10/9/2025
- Horário: das 8h às 17h30
- Local: Senac Setor Aeroporto | Rua 31-A, n 43, Setor Aeroporto – Goiânia (GO)
- Investimento: 6 parcelas de R$ 104,00
- Informações e contato para inscrições pelo WhastApp: (62) 99839-9178.
Leia também:
Senac Goiás revela as 10 principais tendências de moda para 2025
Senac Goiás oferece curso técnico gratuito de Defesa Cibernética