Curso gratuito de percussão, para moradores da zona leste de Goiânia, é oferecido durante as férias

Tambores, ritmo e muita brasilidade inundam Goiânia à partir do dia 14 de julho a 1º de agosto

perifeA Rabecas e Percussão- Arte, Ofício e Produção disponibiliza cinquenta vagas para moradores da zona leste de Goiânia para curso de percussão durante as férias. À partir do dia 14 de julho a 1º de Agosto, os moradores da região leste de Goiânia terão como opção gratuita, para as férias, o curso de percussão realizado no Colégio Agenor Cardoso de Oliveira, no Jardim Novo Mundo. O curso é para todos os moradores da região leste de Goiânia.

O Jardim Novo Mundo é junto a outros bairros próximos, o que a secretaria de segurança do Estado chama de “manchas criminais”. Localizado na zona leste de Goiânia, não é de hoje que o setor possui a fama de ser um bairro perigoso, citado nos noticiários locais como o ambiente de crimes trágicos. A fama possui raízes históricas fortes e vem desde a ocupação do local datada da década de 60, tendo ainda no final da década de 70, inúmeros lotes vagos e péssima infra-estrutura. Falta de água, esgoto e outros serviços básicos fizeram o local ficar à quem do resto da capital, que crescia em ritmo acelerado. No entanto, sendo uma das regiões com os lotes mais baratos da cidade, à época, o espaço foi vagarosamente sendo ocupado pelas famílias que ganhavam até um salário mínimo.

Confiantes de que o espaço cresceria com o desenvolvimento da capital, os moradores permaneceram ali, até que as esperanças começaram a ser correspondidas no final da década de 80. Quando o Jardim Novo Mundo foi sendo fartamente ocupado, ainda que os serviços de água, esgoto, energia e asfalto foram chegando tempos depois. A lentidão na chegada desses benefícios provocou graves problemas sociais para a local. Hoje, embora já bem desenvolvido, a região possui marcas de problemas sociais fortes. A falta de espaços de lazer é um dos responsáveis por isso.

Identificando essa realidade, os responsáveis pela fábrica de instrumentos artesanais Rabecas & Percurssão presente em Goiânia desde 2006, resolveram realizar, neste ano, o primeiro curso de percussão popular na periferia, o Periférias. Segundo o senso de 2000 do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), o Jardim Novo Mundo aloca mais de 32 mil pessoas carentes de atividades culturais e espaços que viabilizem projetos sociais duradouros. O senso identificou ainda que a população que vive ali, possui renda média de até dois salários mínimos.

Foi pensando nesses dados que o bairro foi escolhido para ser palco do curso que mescla ritmos tradicionais das culturas brasileiras como a folia de reis, divino, catira, congada e outros para acontecer. O curso é composto por aulas e apresentações artísticas. A iniciativa visa fomentar o estudo às culturas tradicionais, desenvolver a sensibilização musical, promover a autoestima e a socialização dos envolvidos.

As inscrições encerram dia 14, e são gratuitas, sendo às terças e quintas-feiras, das 16h às 18h e/ou das 19h às 21h. Para participar do PERIFÉRIAS, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição via e-mail ([email protected]), preencher e reenviar para o mesmo endereço eletrônico.

 

Serviço

PERIFÉRIAS – 1º curso de percussão popular na periferia que mescla ritmos tradicionais da nossa cultura
Data: Curso – de 14 de julho a 1º de agosto
Hora: Aulas terças e quintas-feiras, das 16h às 18h e/ou das 19h às 21h.
Local: Colégio Agenor Cardoso de Oliveira, localizado na Av. Uruguaiana, número 2, esquina com a Rua Cruz Alta, Jardim Novo Mundo, zona leste de Goiânia.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.