Tradições italianas são reavivadas em festival gastronômico e de cultura de Nova Veneza; veja fotos

Praça principal ficou pequena para a quantidade de pessoas que foram degustar vinhos produzidos em Goiás e na Serra Gaúcha, além das tradicionais macarronadas

Nova Veneza, a 48 KM de Goiânia, sediou de 5 a 8 de junho o 10° Festival Italiano de Gastronomia e Cultura. A pequena cidade, que fica na Região Metropolitana, tem menos de 10 mil habitantes e recebeu muitos turistas. O evento, temático, tem entre outras atrações os pratos de comidas e vinhos vendidos nas dezenas de barracas, além dos shows e apresentações de músicas tradicionais em um palco. Tudo foi montado em frente à Praça da Matriz Nossa Senhora do Carmo.

O Jornal Opção Online esteve na cidade no penúltimo dia de festival –– a festa começou na quinta-feira e foi encerrada domingo –– e constatou intenso movimento. Veja fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O município que tem pouco mais de 8.000 habitantes comemorou em 2012 os cem anos da imigração italiana, o que é lembrado em placa na praça principal. De acordo com o texto talhado no monumento, no dia 13 de abril de 1896 os estrangeiros passaram por São Paulo e Minas Gerais. Já em 5 de outubro de 1912, “por última e definitiva mudança”, as famílias saíram de Minas Gerais em direção ao território goiano.

Foram quase dois meses de viagem para chegar à fazenda Barra da Cachoeira, onde nasceu a primeira colônia italiana na Região de Goiás e, posteriormente, a cidade de Nova Veneza.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.